Translate

domingo, 17 de fevereiro de 2008

.:Saiba como escolher os desenhos para seus filhos



A FANTASIA PODE SER BOA E TAMBÉM PODE SER MÁ

Isaías 5 v. 20-21 “Ai dos que mal chamam bem e ao bem mal, que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade, que põem o amargo de doce, e o doce por amargo”.
Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudente diante de si mesmos!“.

Hoje achamos muitos sábios aos seus próprios olhos, que deixam muitos conselhos de Deus de lado e guiam os seus filhos na sabedoria humana esquecendo que a sabedoria divina é melhor que qualquer ciência ou diploma na parede.

O conselho divino vem de Deus e ele possui um atributo que o homem não possui; a onisciência; por este atributo Deus enxerga o futuro como se fosse o presente, e por mais que a ciência humana estude o comportamento do homem, a sua reação diante de alguns fatos e acontecimentos.

Nunca o verdadeiro cristão deve deixar de lado a palavra e o conselho do soberano e eterno onisciente Senhor dos Senhores, Deus, e colocar a palavra de um ser mortal como verdade absoluta.

Sabemos que muitos profissionais são abençoados e ajudam a estar resolvendo vários problemas, mas a palavra de Deus é soberana em qualquer área da nossa vida, ainda mais quando falamos de comportamento infantil na área espiritual.
O que estaremos abordando é, até que ponto a fantasia pode estar atrapalhando ou ajudando o meu filho a ser uma criança sadia, e no futuro, um adulto cristão.

Quais são os métodos que devemos usar para diferenciar a fantasia boa da má.

FANTASIA BOA E MÁ

A fantasia pode ser usada de uma maneira boa sim, toda a criança necessita da fantasia, existem desenhos bons que traz a criança conceitos éticos e morais excelentes.

O que está acontecendo é que os desenhos e jogos têm sido levados mais para o mal do que para o bem, hoje a um processo de banalização do bem e do mal, do profano do sagrado, o abismo que separava estes dois pólos tem sido aterrados pelo uso incorreto da fantasia.

Não estamos longe de irmos a um parque infantil e nos deparamos com a seguinte cena:

Na barraquinha de tiro ao alvo os patinhos quando atingidos, de vez caírem e pronto, não, vão cair e espirrar sangue para deixar a fantasia mais real!

Existe vários escritores cristãos que usam a fantasia para passar uma mensagem de vida e os conceitos cristãos às crianças.

Não podemos crucificar a fantasia, o livro "O Peregrino" de João Bunyan a C.L. Lewis tem ajudado muitas crianças a entender o evangelho.

A fantasia nada mais é que o mundo imaginário da criança, é um exercício da imaginação, um recurso que faz com que os pais possam estar até mesmo usando para que a criança entenda o que eles querem.

O importante é reconhecer a fantasia boa e repudiar a fantasia má.

Não é porque dentro dos desenhos, jogos ou filmes exista o personagem do mal, devemos repudiá-los, devemos analisar qual é o papel do bruxo, do diabo, do feiticeiro e como ele vai terminar a história.

Para se ter idéia de como a fantasia tem sido usada de maneira errônea: Sou assinante da revista Defesa da fé e fiquei assustado com o que eu li em uma de suas matérias alertando os cristãos sobre o livro chamado “O companheiro de quarto do papai", de Michael Wilhoite, que leva a mensagem de legitimar a prática homossexual entre crianças de 4 a 8 anos (Defesa da fé ­ pág. 17 / março 2001 ­ n. 32)”.

Existem outros livros também que podem usar a fantasia para levar a criança a aceitar a feitiçaria, bruxaria, religiões orientais, espiritismo e dogmas de outras seitas, como também existem programas de Tv que levam o jovem a aceitar o sexo antes do casamento etc...

O pai pode até usar o desenho do bruxo como exemplo, o exemplo de como não podemos ser.

No desenho o versículo 20 de Isaías não pode deixar de existir, o mal nunca pode ser o bem, nem o bem pode ser o mal, o bruxo não pode ser bonzinho, o feiticeiro nunca pode ser exemplo de vida correta para nenhuma criança, ele sempre tem que entrar pelos canos.

Porque? Porque pela onisciência de Deus, já está definido este conceito que deve ser uma regra para todos aqueles que seguem a Bíblia como regar de Fé.

Apocalipse 21 v. 8 “Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, aos abomináveis, aos homicidas, aos fornicadores, aos feiticeiros, aos idolatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”.

É necessário trabalharmos as nossas crianças de hoje porque vemos adultos cristãos que engolem cada Fantasia, parecendo que não possuem identidade, não sabem que são cristãos.

O que falta hoje em dia é um trabalho correto de pais para formar na criança uma identidade cristã, para que elas próprias possam também detectar as ciladas do inimigo ser estarem pertos dos pais.

Analisamos alguns desenhos e chegamos a conclusão eu muitos tem levado a criança a achar que o diabo é bonzinho!

Um exemplo dado a nós sutilmente é chamado de VACA E O FRANGO, é estranho um pai e uma mãe, humanos normais, terem filhos estranhos, um frango e uma vaca.

Olhando no sentido crítico vemos que os pais sempre aparecem no desenho sem a parte da cabeça, nunca aparece de corpo inteiro, e ai eu descubro que o personagem que rege a vida das crianças é um demônio! Seria uma fantasia?

Ou será uma mensagem subliminar para nós pais.

Acho que a segunda opção é a certa, pedi a Deus para que me revelasse o que acontecia e qual a mensagem que este desenho possui.

Graças a Deus pude ter esta revelação, olhando o desenho eu entendi que os pais que não tiverem cabeça para orientar os seus filhos, eles ficaram com a orientação do Mundo e de seu príncipe ­ O DIABO.

O que representa chamar um homem de Frango ou uma mulher de Vaca no Mundo.

Qual é a vida de um homem frango e uma mulher vaca hoje em dia? Este desenho é mais um alerta a todos nós do que para as crianças.

COMO FORMAR A IDENTIDADE CRISTÃ EM UMA CRIANÇA

Alguns psicólogos dizem que a formação do caráter é de 0 a 7 anos outros vão até os 12 anos , o que estamos preocupados não é com a definição da idade mais sim é de que toda a criança tem que passar pelo processo da formação do caráter.

Vamos definir o que é caráter.

Caráter é a índole do individuo, as qualidades, o modo de ser, sentir e agir e podemos dizer que também é 'firmeza de atitudes'.

Este caráter tem que ser formado, existem etapas da vida que cada dia da criança é importante para ela na sua formação do caráter.

Quem contribui para a formação do caráter da criança?
Todos que estão ligados à criança, pais e educadores ou outras pessoas próximas que vão incutindo conceitos do bem e do mal, valores éticos e morais com o seu testemunho podendo também usar métodos de ensino que faz com que a criança possa aprender facilmente.

A fantasia então pode trabalhar o caráter de uma criança, colocando valores do bem e do mal.

Se você trabalhar erroneamente a fantasia na criança ela vai crescer com conceitos que vai ser difícil corrigir depois de grande.

Podemos pegar como exemplo uma criança de 2 anos que fala um palavrão e todos em sua volta acham graça, dão risadas e olham par ela com alegria, ela entende que aquilo esta alegrando, mas quando ela está mais um pouco crescida, ela em uma festa solta o mesmo palavrão na roda de amigos do pai ou perto do Pastor, o que acontece?

Leva um tapa na boca.

Você já imaginou a cabecinha desta pequena criança? Um dia eu posso o outro não? Porque?

Isto faz com que esta criança entre em conflito dentro dela mesmo e não possua parâmetros de saber o que é certo e errado.

A sua identidade vai entrando em crise e temos que estar atentos a este ponto porque muitos cristãos não conseguem entender algumas mensagens, obedecer aos seus pastores, porque o conceito do bem e do mal foi trocados na sua infância espiritual ou não foram trabalhados de maneira correta quando crianças.

Porque não dizer que quando alguém se converte ele se torna criança na fé espiritualmente falando, e se ele não for trabalhado na formação do seu caráter espiritual ele pode dar trabalho lá na frente.

Crie uma identidade em sua criança, no seu filho (a), dando a ele uma consciência de como ser um cristão nos dias de hoje.

Um dos conselhos é fazer com que ele possa ter dois importantes parâmetros em sua vida.

O seu testemunho diário como cristão e o conhecimento da palavra de Deus.

Não o faça dizer que seu pai tem um ditado popular como exemplo a ser seguido: Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço, isto pode deixá-lo confuso.

Dentro destes dois aspectos importantes devemos ter em mente que decorar versículos ou histórias bíblicas impostas por ordem real do Pai não ajuda a formação do caráter, mas se ele levar ao seu filho entender a palavra ou a história bíblica e dar a a ele experiências de um relacionamento com Deus, isto trará um resultado incrível.

As primeiras experiências que você dará a ele é a sua experiência de vida com Deus, se você não tiver uma vida de oração ele também não vai orar, se ele não ver o seu pai lendo a palavra ele não vai ter a preocupação em ler a bíblia e assim por diante.

Segundo Jean Piaget a fase da infância é um estágio de preparação para o que ele vai ser quando adulto e o aprendizado da criança ocorre com a visualização, a percepção e o sentir.

Se partirmos por este conceito, podemos dizer que a fantasia pode ajudar ou prejudicar a criança na formação do caráter.

Então precisamos peneirá-la até mesmo para a formação do caráter cristão.

Então a fantasia pode levar a criança à curiosidade do caminho que está sendo apresentada a ela, se colocarmos o feiticeiro no papel de super herói, ele vai querer ser um feiticeiro bonzinho, se colocarmos o bruxo como um amigo inseparável, com certeza vai estar procurando um bruxo para tê-lo como amigo e assim por diante.

O que falar de pais que tem o prazer de contar aos seus filhos histórias de lobisomem, caveiras, saci-pererê, só porque dizem que o folclore tem que ser conhecido, isto é uma cultura inútil para as crianças, só traz a elas medo, terror, não ajuda em nada.

Hoje o satanismo trouxe pela fantasia o fascínio pela malignidade através de filmes de terror, um mercado que tem crescido com personagens que espalham medo e terror matando crianças jovens em seus filmes aterrorizantes.






Nenhum comentário: