Translate

quarta-feira, 11 de abril de 2007

As Cartas do Baralho






As cartas de baralho foram criadas no ano de 1392 para uso pessoal do rei Carlos, da França, quando sofria de debilidade mental. O criador das cartas era um homem degenerado e mau, que escarnecia de Deus e seus mandamentos.



Para sua invenção maligna, escolheu figuras bíblicas, tais como: o rei representava o diabo, a dama, a Maria, mãe de Jesus. Assim, de modo blasfemo, fez Jesus o filho de Satánas e de Maria. Copas e ases representavam o sangue de Jesus; o valete, o próprio Jesus. Paus e outros símbolos representava as perseguições e destruição de todos os santos.

Seu desprezo pelos dez Mandamentos foi expresso pelo número dez de suas cartas. Eis um alerta oportuno quanto ao uso pernicioso dessas diabólicas cartas!

A história sem a religiosidade (real)
baralho foi inventado pelo pintor francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Gringonneur desenvolveu as cartas do jogo de forma que representassem as divisões sociais da França através de seus naipes: copas para representar o clero, ouro para a burguesia (formada sobretudo por comerciantes), espadas para os militares e paus para os camponeses. A primeira versão tinha 78 cartas.


Mais tarde, atribuiuram-se significados específicos às cartas com figuras, representando personalidades históricas e bíblicas. São elas:

Rei de Ouros - Júlio César, geralmente portando um machado que simboliza as legiões romanas
Rei de Espadas - o rei israelita Davi
Rei de Copas - o rei Carlos Magno
Rei de Paus - Alexandre, o Grande
Dama de Ouros - Raquel, filha do profeta Abraão
Dama de Espadas - A deusa grega Atena
Dama de Copas - Judite, personagem bíblica
Dama de Paus - Elizabeth I de Inglaterra
Valete de Ouros - sir Heitor membro da Távola Redonda
Valete de Espadas - Hogier, primo de Carlos Magno
Valete de Copas - La Hire, cavaleiro que lutou com Joana D'Arc
Valete de Paus - sir Lancelot

O coringa representa os jograis realizados nos antigos castelos. É a única carta remanescente do baralho original de 78 cartas.

Um comentário:

Anônimo disse...

GENTE, POR QUE VOCÊS NÃO ESTUDAM COISAS MAIS INTERESSANTES? POR EXEMPLO: COMO CULTIVAR OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS, COMO PERSEVERAR NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS.... TO CHOCADA COM VOCÊS!